segunda-feira, 5 de março de 2012

RESPEITO AO PRÓXIMO

"Respeito ao próximo" soa muito como se fosse algo absurdamente sério. Quando se fala de respeitar o próximo, pensamos logo em respeitar alguém com enormes diferenças, ou seja, respeitar um negro, um mendigo, o porteiro do seu prédio... Quando na verdade devemos respeitar não só os diferentes e os necessitados. Quando eu olho o meio animal no qual eu vivo percebo que a todo o momento estão todos querendo se dar bem as custas dos outros.
Não há respeito aos sentimentos, necessidades, nem vontades. Pessoas que se convive a todo tempo abusam não só da boa vontade dos outros, como também da má vontade ou até da não-vontade do próximo de fazer algo que seja pra suprir apenas as suas necessidades. O abuso vem de pequenas coisas como furar uma fila que se todos respeitassem andaria sempre rápida até ao absurdo de um carro atropelar um pedestre levando-o talvez ate a morte achando que o direito é somente de um ou do outro.
O respeito se tornou algo raro. O único respeito que as pessoas costumam ter é o respeito as suas próprias necessidades e ponto. Vivemos em um mundo onde há um desperdício enorme de água, comida, energia... Ninguém pensa que se você desperdiça aqui, falta ali, ninguém pensa na reação de suas ações; respeito não é dar boa noite pro porteiro!
Respeitar é viver sem ultrapassar as linhas de vida dos seres, sejam humanos ou não. Respeito é aceitar as diferenças, conviver em harmonia com as vontades e necessidades do próximo; respeitar é não abusar dos sentimentos dos outros; respeito é o primeiro passo pra qualquer relacionamento e, sem ele, nada consegue se mantiver.
Não respeite pra ser respeitado, respeite também pra viver em harmonia com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário