segunda-feira, 19 de março de 2012

Entrevista de emprego: fuja do óbvio

Conheça seis dicas matadoras para impressionar o próximo recrutador

Hoje em dia, quando entrevisto um candidato a uma vaga de emprego, me assusto com o quão pouco ele sabe sobre a empresa para a qual deseja trabalhar. Isso acontece até mesmo na seleção de diretores. Sugiro seis dicas para sair do óbvio na entrevista:


1 Conheça de verdade o local onde você deseja trabalhar. Nada de Google. Refiro-me a visitar a loja, conversar com clientes, analisar se as prateleiras estão bem arrumadas, no caso de a empresa ser da área de varejo.

2 Enriqueça seus conhecimentos pelos canais não convencionais e surpreenda positivamente. Um exemplo: ligue para o call center da organização para a qual pretende trabalhar. Faça uma compra pelo site e viva a experiência para poder compartilhá-la com o entrevistador, se a vaga que você busca é na área de serviços.

3 Fale com tranquilidade sobre seus pontos fracos. Age com inteligência quem expõe seus fracassos com a mesma desenvoltura de quem mostra suas forças. Ninguém vive uma carreira de sucesso, na linha de frente das tomadas de decisão, sem ter falhado.

4 Mostre as lições aprendidas com os seus erros.

5 Conte como as suas experiências pessoais e profissionais, positivas e negativas, vão ajudar tanto o seu chefe quanto a empresa a crescer. Ninguém é contratado pelo que fez no passado, e sim pelo que pode realizar no futuro.

6 Evite apenas relatar suas competências. O correto é associálas aos desafios da companhia."
Sobre curriculo, principais “conselhos” que as pessoas distribuem e sinalizamos o que é adequado e o que não é.

“Currículo: quanto maior melhor.”
Mito! É irrelevante para o recrutador saber onde você cursou o primário ou detalhes sobre seus últimos 17 empregos. Um bom currículo deve ser claro e coerente com seu objetivo de profissional; por isso destaque o essencial e elimine tudo o que for superfluo.

“Junto ao currículo, é sempre bom anexar comprovantes das experiências anteriores.”
Não faz sentido enviar junto ao currículo tais comprovantes. Primeiro porque não há nenhum motivo para que o selecionador duvide da veracidade de suas informações. Depois, tais documentos, se solicitados, normalmente são pedidos em outras etapadas do processo seletivo.

“Distribuir currículos à moda antiga é mais seguro, por isso sempre os entregue em mãos.”
Está mais do que comprovado que a maior parte das empresas tem preferido receber currículos pela internet por ser mais fácil catalogar e organizar os perfis dos candidatos.

“Marketing pessoal é fundamental.”
Muitas pessoas incluem em seus currículos um apanhado de adjetivos a fim de analtecer suas aptidões. Às vezes a empolgação é tanta que as qualidades chegam a parecer ilegítimas. Por essa razão, todo o cuidado é pouco na hora de expor suas características. Prefira evitar exageros, não mentir e ser cuidadoso.

“O importante é ser original.”
Não tente enfeitar seu currículo com grafismos, desenhos ou qualquer outro artifício que desvie (ou atraia de maneira negativa) o foco para ele. Com exceção de designers e publicitários, que normalmente precisam mostrar criatividade, tenha em mente que um bom currículo é simples e objetivo. Sucesso e boas vendas!


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