quarta-feira, 3 de outubro de 2012

É Tempo da Vontade de Deus Prevalecer

1João 2:17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
Quando falamos em fazer a vontade de Deus, parece ser muito simples e lógico, mas se analisarmos na prática, pouquíssimas pessoas discernem e conseguem fazer a vontade de Deus de fato. Por que será?
"venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;" Mateus 6:10
Esta última petição da primeira parte da oração modelo é, sem dúvida, a mais difícil para se colocar em prática. Quando alguém se converte e experimenta uma transformação radical, ele está pronto a perguntar de todo o coração: "Senhor, que queres que eu faça? Desejo ardentemente que a tua vontade seja feita na minha vida." Com o passar dos anos e as experiências vividas na arena desta vida, ele descobre que é difícil submeter-se inteiramente à vontade de Deus. Às vezes, é a vontade dos outros que determina as nossas ações; outras vezes, é a vontade do Maligno que exerce uma grande influência nas nossas escolhas, e, ainda, pode ser nossa própria vontade que luta contra a vontade de Deus para o controle de nossas vidas.
Uma das dificuldades em fazermos a vontade de Deus é que temos que negar a nossa própria vontade, e aí está toda a dificuldade. Era isto que Jesus dizia em Mateus 10:38 e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. 39 Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira. Esta cruz a que Jesus se refere, não é aquela cruz que ele levou sobre si. Muitos dizem ao estar sofrendo que este sofrimento é a cruz que têm que carregar, isto ao é verdade, a cruz do sofrimento Jesus levou sobre si, pois a bíblia diz que ele levou sobre si nossas enfermidades e nossas dores, Isaías 53:4. A cruz a que Jesus se refere é o negar-se a si mesmo, negar nossas vontades para fazer a vontade de Deus. Um caso clássico em que uma pessoa não negou sua vontade para fazer a vontade de Deus é o caso do jovem rico, Mt 19: 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 22 Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades. Quase todo o dia temos uma decisão a tomar onde podemos escolher fazer a vontade de Deus ou nossa própria vontade.
1Pedro 4:2 para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
Um primeiro passo difícil de tomarmos é decidirmos colocar nossas vidas nas mãos de Jesus e confiar que Ele nos levará seguros. Esta decisão é relativa a salvação, ao novo nascimento e suas implicações, neste primeiro passo muitos se confundem como Nicodemos se confundiu, Jô 3:1-8. Quem faz a vontade de Deus é identificado com Jesus, Marcos 3:35 Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe. Mateus 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Segundo passo. Após sermos discípulos dele, geralmente negociamos fazendo um pouco a vontade de Deus e um pouco nossas vontades e neste ponto todos nós entramos, só sei de um homem que conseguiu negar-se totalmente em todo o tempo para fazer a vontade do Pai e este é Jesus. Os demais lutam no meio das duas vontades, ninguém que vive hoje pode afirmar que em todos os minutos da vida tem negado suas vontades para fazer prevalecer a de Deus. Mas o grande desafio é minimizarmos a influência de nossa vontade na nossa vida e maximizarmos a influência da vontade de Deus. Nem mesmo o apóstolo Paulo se julgou perfeito neste quesito, Fp 3:12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Paulo dizia que mesmo um apóstolo que impacta as nações precisa prosseguir vigiando para maximizar a influência da vontade de Deus em sua vida em detrimento da vontade própria.
Este é o tempo da vontade de Deus prevalecer. É tempo de homens individualmente, famílias, sociedades terem um “peniel” (encontro poderoso) com Deus. Atos 17:30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;
É tempo de nos arrependermos por termos feito nossas próprias vontades e fazer prevalecer a vontade de Deus.
Quem nega sua vontade para fazer a vontade de Deus tem seus resultados.
Abraão não percebia que ao fazer a vontade de Deus no pedido do sacrifício de Isaque, lançava o alicerce para a formação de todo um povo, de uma nação inteira e de uma nação espiritual, a nação da fé. Gn 22.
José desprezado pelos irmãos, colocado à mercê de estranhos, em uma nação estranha, humilhado e aprisionado em uma masmorra, cumpriu a vontade de Deus sendo fiel. Este caminho o levaria a uma posição gloriosa, a qual se tornaria fator chave para a ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário