sábado, 26 de maio de 2012

Estratégias para conseguir concluir todos os seus objetivos profissionais até final do ano


Quais são os teus objetivos profissionais para o próximo ano?

DEFINA O QUE AINDA PODE FAZER

Ao fazer uma análise à sua produtividade em 2012, é normal que encontre alguns objetivos que são impossíveis de concluir, outros que podem ser terminados e alguns que podem ser começados a ser construídos este ano e concluídos no próximo. Fazer esta distinção é importante, pois permite criar uma imagem clara daquilo que queremos atingir. Analisemos os três tipos de objetivos:
  • Os impossíveis de concluir: Estes são aqueles que, se não forem terminados até final do ano, não devem ser continuados. Estes devem ser completamente eliminados da sua mente. Isto porque se ficar pensando neles, irá perder tempo desnecessário, podendo utilizá-lo para terminar os objetivos que ainda são possíveis de concretizar. Entenda que é normal não conseguir fazer tudo o que pretende e irá se sentir um pouco melhor.
  • Os que podem ser começados este ano e terminados no próximo: Existem objetivos que, apesar de não poderem ser concluídos este ano, podem ser terminados no próximo. São metas intemporáis, que não têm propriamente uma data para serem concluídas.
  • Os que ainda são possíveis de concluir: É nestes que se deve focar. Tente perceber quais são os que podem ser feitos em algumas semanas e tente encaixá-los no seu dia normal de trabalho. É um pequeno esforço, mas que no “balanço final” do ano pode fazer a diferença.

COMO COMEÇAR?

Em primeiro lugar, é importante definir os objetivos profissionais que poderá concluir até ao final do ano. Faça uma pequena lista com dez itens que ainda possam ser feitos. Depois, comece por um. Isso mesmo apenas um e não mais que um. O que queremos neste momento é simplificar, pois lembre-se que tem apenas 25 dias para trabalhar nestas metas. Conforme forem sendo terminados, vá riscando da sua lista. Não precisa obrigatoriamente de terminar os dez, eles servem apenas como guia. Os que conseguir, tudo bem. Os que não foram terminados, foi mesmo porque tinha um espaço de tempo demasiado curto.
Um dos maiores erros para quem tenta definir objetivos é o fato de apenas ter isso em mente, mas não saber os passos para chegar lá. Para facilitar, vou lhes dar um exemplo. Imagine que quer criar o seu próprio negócio, tendo a sua independência financeira, trabalhando sem chefe ou podendo estar produzindo apartir de casa. Você, no fundo, sabe onde quer chegar, mas isso não é suficiente. Tem de saber o caminho que é necessário para chegar lá, descobrindo como vai fazer para conseguir clientes, ter produtos inovadores ou conseguir os rendimentos que deseja.
É necessário definir todos os passos para que no final consiga atingir a sua meta. E isso você deve fazer até final do ano. Quando descobrir aquilo que pretende, defina o que deve fazer diariamente para conseguir chegar a essa meta.

CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS PROFISSIONAIS

Quando pensamos em metas, é preciso que se consiga fazê-lo de maneira correta. Muitas pessoas pecam na altura de definir objetivos porque simplesmente não sabem como fazê-lo. “Eu queria ser isto” ou “eu pretendia ser aquilo” são normalmente as frases que mais ouvimos das pessoas sonhadoras, que sonham todos os dias em ser tudo mas no final acabam por ser nada. Passar desse pensamento vago para algo prático é fundamental. Veja alguns cuidados que deve ter:
  • Têm que ser mensuráveis: As suas metas necessitam de ser quantificáveis. Quanto quer ganhar, quantas páginas quer escrever ou quantos sites quer terminar. Ter números ajuda-lhe a dar uma visão clara de como você está indo e onde quer chegar
  • Defina um timing para os cumprir: Apesar de ter até final do ano para o fazer, com certeza alguns passos terão que ser concluídos antes para que possa avançar para o seguinte. Coloque timings bem definidos para cada etapa
  • Foque-se num da cada vez: Ter muitas ideias de negócio não é bom, é pessimo! Isto porque baralha o nosso pensamento, tirando-nos o foco. Concentre num de cada vez e faça as coisas passo a passo
  • Seja detalhado: Quanto mais detalhes der ao seu objetivo, melhor. Isso ajuda a que acreditemos mais no nosso caminho
  • Escreva num papel: Não vai acontecer um milagre por escrever o seu objetivo num papel, mas efetivamente ajuda a que ele seja concluído. Passar da cabeça para o papel é o primeiro passo
  • Escreva no presente: O modo como escreve o seu objetivo ajuda a que acredite mais nele. Isto porque se escrever no passado, estará a dar uma mensagem duvidosa para o seu cérebro. “Eu quero” ou “Eu acredito” são inícios de frase bem mais motivadores
  • Torne essa meta parte do seu dia-a-dia: Quanto mais se focar no que quer, mais facilmente conseguirá chegar lá. Para isso, torne a sua meta algo da sua rotina diária, retirando tudo o que seja menos importante para alterar as suas metas deste ano, como por exemplo ver televisão ou ficar vendo aquele jogo de futebol.

JÁ DEFINI AS MINHAS METAS E AGORA?

Proponho-lhe que se foque apenas nesse objetivo. Faça o sacrifício para diminuir saídas à noite ou ir para o café com os amigos. Uma das coisas que faço para me relembrar constantemente que tenho esse objetivo é escrever num papel e colocá-lo na parede da sala. Sei que estéticamente pode não parecer muito prático, mas a verdade é que essa forma de me relembrar constantemente, acabando por ativar o meu cérebro para essa meta mesmo que eu não queira. Quando começo a vaguear demasiadas horas na internet, basta olhar o papel para que algo me relembre dessa tarefa, criando um sentimento de “culpa” por estar perdendo tempo com algo inútil, em vez de ir em direcção àquilo que pretendo.
Uma das técnicas que o pode ajudar é escolher o que vai fazer em cada dia para essa meta. Imagine que quer escrever um ebook gratuito com 100 páginas. Apesar de parecer uma meta demasiado ambiciosa, se dividir o ebook por 25 dias, verá que terá 4 páginas para escrever todos os dias. Parece mais fácil agora? Dividir em parcelas as nossas metas ajuda-nos a dar uma visão mais clara e simples do que queremos.


DÊ UMA RECOMPENSA

Todos nós trabalhamos para os objetivos com uma recompensa em mente. Seja ela para nos sentirmos realizados, comprar um carro ou apenas ganharmos mais algum dinheiro. Não se sinta mal por isso, pois afinal a recompensa pode ser a sua principal motivação para seguir em frente. Por isso, no final deixe a sua recompensa chegar com toda a naturalidade. Afinal de contas, você trabalhou para a merecer!

PARTILHE OS SEUS OBJETIVOS COM OS OUTROS!

Como referi acima, é importante que escreve em algum local quais as suas metas, tornando aquilo que quer mais claro na sua cabeça. Por isso, convido todos a partilharem o que querem até final do ano. É um pequeno gesto, mas que pode fazer toda a diferença para os próximos 25 dias!
‎”Em qualquer momento da decisão, a melhor coisa que você pode fazer é a coisa certa, a próxima melhor coisa é a coisa errada, e a pior coisa que você pode fazer é nada.” (Teddy Roosevelt)
 Luciano Larrossa

Nenhum comentário:

Postar um comentário