sexta-feira, 11 de maio de 2012

Férias: você precisa.


Acabo de voltar de férias. O senso comum diz que férias são sempre bem-vindas e é verdade.
Há, porém, uma idéia cada vez mais perpetuada – principalmente no meio executivo – de que é impossível tirar férias. Posso dizer que também compartilho da mesma angústia. O “medo” começa a bater na semana pré-férias e no dia que antecede a sua saída, às vezes chegamos a nos arrepender, não é?
Logicamente que é importante programar-se ao máximo antes de sair de férias, mas também tão importante é saber que tirar férias não é um luxo e nem um sinônimo de que você quer moleza.
Sempre digo que é preciso parar para “afiar o machado”. É uma analogia que gosto bastante. Imagine que há um lenhador que precisa fazer das grandes toras de madeira lenha. É um trabalho árduo, ele sabe que o resultado em pilhas de lenha só depende dele, e se ele parar para fazer qualquer coisa, sua produtividade vai cair.

Conforme seu trabalho se segue, o lenhador percebe que seu machado começa a perder o fio e agora para cortar o mesmo tanto de madeira, é preciso mais esforço. Mas parar agora? Não dá! Então ele emprega mais força e continua o trabalho. E todos nós sabemos qual é o dilema aqui. Qual é a hora certa de parar para afiar o machado? Se o lenhador parar a toda hora, perderá produtividade; mas se também demorar muito para afiar o instrumento, terá que empregar mais força em sua tarefa e a atividade de afiação em si será mais demorada. Aí a perda de produtividade será maior ainda.
No limite há o risco de se inutilizar o machado se ele for utilizado por muito tempo sem fio e com muita força.
E se a analogia pode ser utilizada, posso afirmar que nenhuma empresa quer ter que “buscar novos machados” antes que os “atuais possam ser afiados”.
Por isso pense que parar para descansar é simplesmente parte de sua responsabilidade como profissional.
Mas também não basta só tirar férias, elas têm que ser pra valer. Levar a blackberry e ler seus e-mails a cada mergulho na piscina ou mesmo atender o celular no seu passeio turístico não fará você descansar. Até porque geralmente o cansaço dos executivos não é físico e sim mental.
Por isso programe-se antes de sair, mas uma vez de férias mergulhe de cabeça.
Eu particularmente acredito que uma ótima maneira de “descansar a cabeça” é aproveitar um roteiro onde você possa vivenciar muitas experiências diferentes da sua rotina. Isto porque cada experiência incomum contará como um pequeno marco das suas férias e o acúmulo de experiências muito distintas faz com que você sinta que fez muitas coisas em suas férias e elas “renderam bastante”. Se você simplesmente mantiver uma rotina em casa na cidade onde você trabalha sem ir ao escritório simplesmente, você sentirá que as férias passarão “mais rápidas” e de que você não descansou o suficiente.
Sucesso e boas vendas!

Marcelo Cuellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário