domingo, 28 de abril de 2013

INVESTIDOR: CONSERVADOR, MODERADO OU AGRESSIVO. QUAL O SEU PERFIL?


O perfil do investidor pode ser determinado com base em vários aspectos. Algumas questões definirão se você é um investidor agressivo, moderado ou conservador, mas o mais importante é que você assuma o perfil de investidor definido por você e não por instituições financeiras.

 Você pode ter um perfil conservador e estar disposto a perder R$ 5.000,00 reais no mercado de ações. Ou, você pode ter um perfil agressivo e estar passando por uma situação delicada que requer cautela. A avaliação deve ir além de simples questões em um formulário. É preciso analisar o recurso financeiro disponível, o objetivo do investimento, personalidade, mercado financeiro, conhecimento dos investimentos, afinal, um investimento não deve ser motivo de preocupação constante.

 Outro fator de extrema importância é que o perfil pode não ser definitivo e sim momentâneo. Você pode ter a sua fase de conservador, moderado ou de agressivo quanto aos seus investimentos, mas o importante é saber que quanto mais informação referente ao investimento, maior será a segurança e a ciência dos riscos envolvidos. Conheça um pouco mais sobre cada perfil e saiba onde você mais se enquadra. Conhecendo a si mesmo, você perceberá qual investimento é mais adequado ao seu perfil.

Conservador: o investidor Conservador faz questão de ter segurança em seus investimentos, o que implica em menores riscos. O Conservador não suporta a instabilidade dos mercados de renda variável. Não suportar perder dinheiro para ganhar dinheiro. Seu principal foco é a preservação de seu patrimônio por meio de investimentos sólidos.  Uma clara característica do Conservador é que ele não consegue dormir se estiver correndo risco nos seus investimentos. Para ele, investir em ações significa viver mediante uma imensa tormenta. Qualquer variação negativa do mercado variável o fará entrar em desespero.  Para esse investidor os investimentos de renda fixa podem gerar um bol resultado. A renda fixa é bem conhecida no mercado financeiro e em geral é atribuída a quem tem um perfil mais conservador. Longe de apresentar os mesmos riscos existentes na renda variável, os investimentos de renda fixa tem se mostrado um bom investimento para quem é disciplinado, e possui informação suficiente para decidir entre este ou aquele investimento. Uma dica importante para o investidor Conservador é conciliar o prazo do seu investimento ao seu objetivo. Em geral, os investimentos de renda fixa são aconselhados para o médio e longo prazo. São aconselha-se os Fundos DI, CDB, e Títulos Públicos pré-fixados.

Moderado: O investidor Moderado também busca a segurança em seus investimentos, contudo, é mais tolerável ao risco. Em geral, divide seus investimentos e aceita que parte dele pode ser reduzido. Não se incomoda em investir em longo prazo desde que boa parte do seu patrimônio esteja em renda fixa. O investidor Moderado tanto poderá tender para o Conservador quanto para o Agressivo, tudo dependerá de sua dedicação em aprender mais sobre o mundo financeiro e absorver as experiências positivas e negativas com os seus investimentos. Uma dica importante para o investidor Moderado é sempre diversificar o seu investimento. Para quem gostaria de migrar de Conservador para Moderador, os investimentos de renda fixa com taxas pós-fixadas podem oferecer uma boa alternativa. São aconselha-se os Títulos Públicos pós-fixados, e ações de empresas consolidadas no mercado financeiro.

 
 
 
 
Agressivo: Uma característica importante do perfil do investidor Agressivo, não está somente relacionada à inerência do risco, mas, também, ao conhecimento do mercado financeiro. O investidor Agressivo sabe muito bem que precisará perder dinheiro para ganhar dinheiro. Em geral, quase a totalidade de seu patrimônio está na renda variável. A diversificação de seus investimentos ocorre entre os investimentos em empresas mais sólidas no mercado de capitais e empresas que ele julga que trarão um bom retorno em curto prazo. Agora que você sabe um pouco mais sobre o perfil do investidor, tente se adequar a um deles. Há vários investimentos que se adequará ao seu perfil, aos seus projetos, e aos seus objetivos. Investir é um processo:
 
Inicie hoje.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário