quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os 5 piores erros que você pode cometer na Internet

Quando se passa até um terço de sua vida online é fácil cometer erros bobos. Um único clique errado pode acionar uma cadeia de eventos, que podem custar tempo, dinheiro e foco.
Aqui temos uma lista dos 5 piores erros que você pode cometer online. Estes erros são tão bobos que você provavelmente não comete nenhum deles, mas talvez você queira conferir quais são só para ter certeza…


 
1. Crer que isso nunca vai acontecer com você
Eu admito. Já caí em diversos golpes que são enviados por aí. Certa vez eu cliquei em um anexo malicioso. Uma vez também cliquei em um link malicioso de um email, em uma mensagem do MSN, em uma página do MySpace. Outra vez também tive problemas de phishing no Twitter. Não fosse eu ter um software de segurança e um pouco de sorte, estes erros teriam me causado alguns problemas sérios e embaraçosos. Felizmente, o único dano foi lembrar como golpistas da internet sempre encontram algum jeito para se utilizar de toda e qualquer nova tecnologia. Esta é uma lição que reaprendo sempre que me esqueço de pensar antes de clicar.



2. Usar a mesma chave para todas as portas

Cerca de 61% dos ataques em 2010 começaram com documentos maliciosos em formato PDF. Quase todos os usuários de computador têm um leitor de PDF instalado em seu computador, este é o motivo porque os criminosos cibernéticos estão sempre procurando uma forma de se aproveitar deles. Portanto, qual é o motivo de se usar o leitor de PDF mais popular em todo o mundo se este é exatamente o mais suscetível aos ataques? E porque usar a versão mais popular de qualquer coisa que seja? Procure por alternativas, especialmente quando falarmos de senhas e questões de segurança. Garanta que sua senha não seja a mais popular em todo o mundo, ou seja, “12345” ou “senha”. Faça senhas fortes e únicas para suas contas mais importantes. E também garanta que a resposta de sua questão de segurança não possa ser adivinhada usando o Google ou olhando o seu perfil no Facebook ou Orkut — como por exemplo o nome do seu cachorro, sua data de nascimento ou mesmo sua comida favorita.


3. Ignorar a barra de status do navegador

Você olha a barra de status do navegador para conferir se a URL em que você está é correta antes de fazer o login no Facebook, Twitter ou contas de banco? Os criminosos são capazes de simular a aparência de quase todos os sites de todo o mundo. Mas eles não podem simular a URL. Todas as vezes que você for digitar informações ou comprar qualquer coisa, confira se a barra de status mostra o endereço correto e que você não foi parar em um site que você não conhece ou que você não confia

4. Confundir links enviados por seus amigos

O spam social explora a confiança que temos em nossos amigos online. Dificilmente abrirei um email de spam que eu tenha recebido de um estranho. Mas todos os emails que minha mãe ou minha esposa me enviam me chamam a atenção. Portanto, é mais fácil eu abrir um link malicioso de um email da minha esposa e assim dar continuidade ao ataque. Spam é contagioso. Clique em um link malicioso no Facebook e talvez todos os seus amigos também recebam um spam, e pode ser que eles só parem de receber este spam quando você remover o aplicativo malicioso de sua conta. Quase todos os seus amigos estão no Facebook e provavelmente todos eles farão este erro pelo menos uma vez. Novos estudos mostram que links maliciosos em sites sociais são tão comuns quanto em sites pornográficos. Então, nunca se esqueça de que os links não são seus amigos. Pare e pense antes de clicar em um link no Facebook News Feed. Se você vir um link que inclua termos como “incrível”, “veja o que falaras de você”, ou algo sexualmente inapropriado ou impressionante.
5. Esperar que gratuito seja “gratuito”

Existe um provérbio comum no Vale do Silício: “Se você não está pagando por um produto, você é o produto”. Isso quer dizer que o produto do Facebook não é grupo de ferramentas feitos para facilitar a comunicação entre amigos. O produto do Facebook são os 650 milhões de pessoas que se utilizam do Facebook e a confiança que temos em nossos amigos. O Gmail verifica seu email para oferecer propagandas baseadas em sua comunicação privativa. Este é o custo de se usar estes serviços. Sites que compartilham filmes e músicas gratuitamente podem também estar compartilhando malwares gratuitos. A palavra “gratuito” na internet também significa “preste atenção".


Sabe-se que o Facebook possui problemas de privacidade. Cada vez mais ele tenta fazer com que você compartilhe mais e mais informações sem nunca te contar qual tipo de informação você não deve compartilhar. O negócio deles é compartilhar, não é timidez. Portanto sempre se lembre do mantra: nunca espere que outra pessoa proteja a sua privacidade.
Mas ser bem informado e ter percepção não significa ser paranóico. Lembre-se que criminosos utilizarão todo o seu arsenal para te enganar, inclusive a confiança que você tem em seus amigos e em suas empresas de internet favoritas. Portanto, pense bem antes de clicar em qualquer coisa. Se você não tem tempo para pensar, espere antes de clicar.
E, só por segurança, garanta que seu sistema seja seguro e seus programas atualizados e protegidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário