terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Por que as empresas sempre usam dois pesos e duas medidas?


Promoções, demissões e outros movimentos corporativos sempre são polêmicos. O certo e o errado parecem ser difíceis de conceituar nestas horas.
Às vezes um profissional é promovido por uma ação, mas quando esta ação é repetida exatamente igual por outro profissional, não há o mesmo reconhecimento. Outro exemplo: um erro leva um funcionário a ser repreendido. Algum tempo depois o mesmo erro faz com que outro funcionário seja demitido.
Afinal, é normal ter dois pesos e duas medidas nas empresas?
Para responder, lembro do filósofo Heráclito que dizia que nunca podemos entrar no mesmo rio, porque assim como as águas, nós também estamos constantemente nos renovando e por isso a situação já não será a mesma.
De certa maneira, pode parecer “normal” haver dois pesos e duas medidas nas empresas; isto porque quando a decisão é tomada em uma segunda vez, o contexto mudou e por mais que ela parece a mesma decisão, ela não é.
Parece confuso, não é mesmo? Mas em resumo podemos dizer que tudo o que acontece nas empresas (de bom e de ruim) está condicionado a um contexto. Se a empresa está passando por uma reestruturação, mudança de cargos e demissões, talvez não seja a melhor hora para pedir uma aumento significativo de salário.
O mesmo aumento poderá soar completamente coerente se a empresa estiver em um momento de expansão e com uma política clara e agressiva de investimentos.
Percebe? O pedido de aumento não mudou, o que mudou foi o contexto no qual ele foi solicitado.
Perceber e identificar o contexto que lhe cerca, poderá fazer toda a diferença no seu sucesso profissional. Os grandes casos de sucesso no mundo empresarial foram boas idéias colocadas em prática no contexto certo. Somente a boa idéia não seria suficiente.


E como fazer para ”apender” a identificar os contextos da melhor maneira?
1. Só a vivência lhe ajudará a afinar sua intuição. Ler ou estudar academicamente sobre uma realidade sem vivenciá-la pode fazer com que você não desenvolva o tino necessário para atingir seus melhores resultados;
2. Não julgar uma ação unicamente de acordo com suas verdades e valores. Para conseguir identificar o contexto, é preciso ler a situação com os olhos dos demais participantes. Em uma empresa, por exemplo, é preciso levar em conta a cultura organizacional e a história da organização. Geralmente as ações tomadas em relação a funcionários mais antigos diferem das tomadas em relação a funcionários recém admitidos, por exemplo.
3. Ouça mais e fale menos. Para identificar o contexto e saber a exata hora de apresentar suas idéias, escute muito e procure entender como as demais partes envolvidas enxergam a situação. Só depois do diagnóstico, fale e se posicione;
4. Aja.Você nunca estará 100% Preparado; às vezes esperar pelo momento ideal, pode levar você a perder a oportunidade.
É claro que fazer as coisas certas é um bom caminho para o sucesso. Mas o contexto no qual suas ações são tomadas é o que vai definir o tamanho do sucesso que você fará.
Pratique o conhecimento adquirido. Sucesso e boas vendas.

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