quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A arte de vender

Você é Gerente de vendas e não está satisfeito com o as vendas da sua equipe? Você é um vendedor e não entende a razão do seu numero de vendas realizadas não ser melhor? Você é empresário e deseja otimizar a taxa de fechamento de vendas da sua empresa?

Caso tenha respondido “sim” para alguma das questões acima, recomendo que leia com atenção este artigo, pois ele poderá lhe trazer grandes benefícios. Muitos gestores não entendem como vendedores experientes não conseguem ótimos resultados de fechamento. Muitos vendedores fogem deste assunto e, quando ele é inevitável, passam horas a fio pensando em uma explicação convincente. As empresas gastam milhões em Markting divulgando o produto (caracteristica), enquanto o foco deveria ser o treinamento da equipe de vendas sobre benefícios.

O que muitos profissionais da área de vendas costumam esquecer é que fechar um negócio é como assar um bolo. Primeiro, você precisa de uma receita, (esta precisa ser testada até que se encontre a ideal), depois, precisa saber que, se deixar de fora um único ingrediente, o bolo não vai sair como o esperado. Então, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que o processo de vendas (todas as fases dela) precisa ser cumprido com eficácia.

Portanto, domine os componentes-chave para fechar o negócio e você será capaz de vender qualquer coisa, a qualquer um, em qualquer lugar. Mas, para isso, o vendedor terá que ficar atento a alguns fatores:
  • Vender benefícios antes do produto.
  • Persistência ao invés de insistência.
  • Não ter pressa de fechar o negócio.
  • Nunca fazer pressão.
  • Cautela com as emoções durante a fase que antecede ao fechamento.
  • Acreditar muito no produto que está vendendo.
  • Ficar atento à linguagem verbal e não verbal do cliente.
  • Ser flexível.
  • Ter um plano alternativo.
  • Evitar objeções, mas, se forem necessárias, é preciso fazê-las com atenção.
  • Ter um modelo de fechamento e treiná-lo com rigor.
  • Vender valor, e não descontos.
  • Após cada negociação, refletir sobre os pontos que precisam ser aprimorados. 
Seguir as dicas acima pode não garantir o seu sucesso no fechamento das vendas, mas ignorá-las será fracasso na certa. Pense nisso!
Boas Vendas e Sucesso.

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