quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O que te impede de ter iniciativa?

Já dizia meu pai, "A necessidade faz o sapo pular".
Analizando friamente os vendedores, vejo que realmente alguns só estão trabalhando por ocasião, obrigação ou pressão familiar. Digo isto porque é a única forma de explicar certas atitudes como trabalhar apenas até a hora do almoço e depois ir p casa quando deveria cumprir uma jornada de oito horas, muito comum em empresas de venda externa, ter o trabalho de levantar cedo, trocar de roupa, enfrentar ônibus ou trânsito caótico para deslocar para o escritório, para ficar jogando joguinhos no computador, rede social etc... Concordo quando alguns departamentos de RH, que discriminam os solteiros, os sem filhos os muito jovens, dentre outros.
"A necessidade faz o sapo pular", e faz realmente, quando o aluguel grita no final do mês, a prestação do carro chega, a geladeira esvazia, e o filho chega com a lista de material escolar...
Com a pressão da concorrência e a informação cada vez mais explicita, será que precisamos esperar que a necessidade apareça para que tenhamos a atitude correta? "O tempo perdido é mais cruel do que as rugas, não tem conserto, quando se assusta já passou. Precisamos fazer uma auto critica para entendermos o tamanho do estrago que estamos fazendo a nós mesmos, e de quem é a culpa? das empresas que estão pagando pouco ou nossas mesmo que fingimos que estamos trabalhando, enganando nossos patrões e debruçando em um mar de desculpas pelos péssimos resultados obtidos!
Pense....
Abraço,
Carlos Amorim

Já aconteceu de você pensar em falar algo em uma reunião e, por falta de iniciativa, não falar, aí 30 segundos depois alguém do seu lado dizer exatamente o que você pensou e acabar sendo superelogiado?

Já aconteceu de você pensar em começar a estudar de novo, fazer um curso, voltar a aprender uma língua, comprar (e ler!) um livro... e não ter feito nada?

Já aconteceu de você notar que há algumas coisas na sua vida que precisam mudar, mas você continua as empurrando com a barriga?

Se você respondeu sim a alguma das três perguntas acima, ou acabou bobeando em algum momento e perdeu um ótimo negócio por pura falta de iniciativa, minha conversa hoje é com você.

Você sabia que existem sete fatores que impedem um vendedor de agir com iniciativa? São eles:
  1. Preguiça.
  2. Medo do ridículo.
  3. Medo de retaliação.
  4. Insegurança.
  5. Falta de objetivo.
  6. Resistência a mudanças.
  7. Falar muito e agir pouco.
Embora seja muito comum esconder de si mesmo a falta de iniciativa, a verdade é que todo bom vendedor (e o mau também, é claro!) já perdeu um bom negócio por isso. Vender é relacionar-se e algumas situações do dia a dia nos levam a, em alguns momentos, reagir com lentidão e perder a chance. E boas oportunidades dificilmente aparecem mais de uma vez na vida, não é mesmo? Então, a hora de agir inicia-se agora!

Comece desde já a observar esses fatores em sua conduta. Tenho certeza de que somente esse exercício já o ajudará a melhorar nessa área.
Bom dia, e boas vendas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário