terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Paciência de Jó

Apenas uma nota inicial:
Paciência e perseverança – qual a diferença? A paciência é uma virtude que leva a pessoa a suportar incômodos, ou o que está demorando a ser resolvido, com calma, sem se queixar ou se revoltar.
Perseverança é a qualidade de quem continua insistindo ou trabalhando, apesar das dificuldades ou incômodos.
Portanto, é excelente ter as duas qualidades, pois se complementam. Enquanto a primeira gera força para aguentar e tolerar a passagem por situação difícil, a segunda mantém a pessoa ativa, agindo, fazendo alguma coisa. Pela primeira a pessoa não desiste; pela segunda, esse não desistir ainda agrega a luta pela superação.

É engraçado, quantas vezes nós já não ouvimos falar esse termo “paciência de Jó” e muitas pessoas nem sabem o por que usamos, essa semana eu peguei para ler Jó, estou lendo ainda, no começo, mas eu sempre achei fantástico o primeiro capítulo, se você quer entender um pouco melhor esse texto, faça a experiência, leia o primeiro capítulo de Jó, se você não tá muito afim, eu vou dar uma resumida no que acontece:
Jó era um cara muito rico, e temia muito a Deus, era um homem integro, de um bom caráter, e Deus sabia disso. Então o diabo fala pra Deus que Jó só é fiel por que Ele era rico e tudo mais, mas se Deus permitisse deixar que ele fizesse algumas “atrocidades” com Jó, então Jó negaria a fé que ele tinha. Então, Deus assim permitiu, em apenas um dia, Jó perde todos seus rebanhos de animais, e todos os seus filhos morrem em uma festa. Então, os versículos a seguir retratam a cena que ocorre depois:
1:20    ¶ Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
21    E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
22    Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Talvez agora você tenha mais certeza do que significa a expressão “paciência de Jó”, e se a gente for parar pra pensar, tinha acabado de morrer os seus filhos, e ele faz a questão de rasgar suas vestes, raspar sua cabeça, lançar-se em terra e adorar a Deus, naquele momento crucial da vida dele, onde nas nossas vidas, eu tenho certeza que iria estar rolando na cabeça dele, como na de muita gente, um monte de dúvida, a respeito de si mesmo, e de quem Deus é, a respeito dos planos de Deus sobre nossas vidas, a respeito de tudo! Temores e horrores passavam ali por aquela vida, aquela mente de Jó, mas mesmo assim, Ele entregou tudo nas mãos de Deus, se humilhou, se prostrou diante de Deus e o adorou.
E ainda afirma um verso após este, que ele veio nú para o mundo, e que nú voltaria, ele veio sem nada, e voltará sem nada. As vezes nós temos tantas coisas e nem agradecemos a Deus, então, quando essas coisas são tomadas, aí então corremos para Deus.  Mas Jó não, sabia que tinha vindo da terra e que para o pó ele voltaria, e adorou ao único que era digno de ser adorado ali. Tantas coisas acontecem nas nossas vidas, e essas coisas por muitas vezes nos geram dúvidas, medos, inconstâncias no nosso coração, mas busquemos a Deus e entreguemos a Ele tudo o que tem nos afligido e tudo aquilo que tem colocado em risco a nossa identidade, aquilo que nós somos, aquilo que Deus preparou para a nossa vida, coloquemos então, tudo diante dele, e o adoremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário