terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Extresse



Doenças graves que parecem não ter razão exata podem ter origem no estresse. Pressão alta, problemas cardiovasculares, infecções, problemas gástricos, insônia, impotência sexual masculina, queda de cabelo e acne são algumas das consequências do estresse não tratado. De acordo com o Dr. Yechiel Moises Chencinski, médico homeopata e pediatra, a alta frequência de atividades diárias, compromissos, responsabilidades e a pressão para executá-los corretamente podem fazer com que o estresse passe despercebido e desencadeie outros problemas.
“Se as pessoas tivessem consciência de que o estresse é um dos principais desencadeadores de doenças crônicas, certamente fariam esforços maiores e com mais seriedade para preveni-lo”, acredita o especialista. Mesmo em níveis menores, o estresse é capaz de causar reflexos no organismo que não existiriam se o problema fosse controlado desde o início. “O brasileiro não tem costume de fazer prevenção, por isso, geralmente a doença só começa a ser tratada quando já está instalada, o que também aumenta a demanda dos serviços de saúde e hospitais no país”.
Queda de cabelos
Seja em homens ou mulheres, o estresse tem sido apontado, ao longo dos anos, como um dos principais responsáveis pela queda de cabelos, segundo o Dr. Chencinski. De acordo com um estudo publicado pela Escola de Medicina Charité, de Berlim, o estresse psicoemocional influencia efetivamente o ciclo de atividade do folículo piloso, que fica na raiz do cabelo ou pelo.
Doenças cardíacas
“É realmente surpreendente como é forte a relação entre o estresse e os problemas cardiovasculares”, comenta o médico. Segundo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, o estresse aumenta em até cinco vezes o risco de infarto, derrame e hipertensão.
Problemas gástricos
É comprovada a relação do estresse com problemas gástricos. “Ele pode levar à úlcera, gastrite, refluxo, diarreias e colites, e também a outras complicações digestivas”, afirma o especialista. De acordo com ele, é muito comum o desenvolvimento de gastrite aguda causada pelo estresse físico ou psíquico.
Homeopatia é opção para tratamento multidisciplinar
Segundo o Dr. Chencinski, o tratamento homeopático é recomendado para prevenção e tratamento do estresse, principalmente em casos de desenvolvimento de outras doenças concorrentes, como é o caso dos problemas cardíacos ou problemas gástricos. “É importante tratar o paciente com estresse e, ao mesmo tempo, as doenças ocasionadas por ele. Como os medicamentos homeopáticos não apresentam interação medicamentosa, eles podem ser utilizados simultaneamente aos medicamentos mais fortes, necessários para algumas doenças, e isso é um ponto positivo nessa escolha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário