sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tempo


Dicas para administrar melhor o seu tempo
1.     Administrar o tempo é um mito: um grande erro que as pessoas cometem é imaginar que conseguem controlar o tempo. Não se controla o tempo – controlam-se as ATIVIDADES nas quais você investe seu tempo.
2.     Comece a anotar como e em quê investe seu tempo: assim como quem quer emagrecer deve começar a anotar tudo o que come e quem quer economizar dinheiro precisa anotar tudo o que gasta, quem quer administrar melhor seu tempo precisa anotar tudo o que faz. É a única forma de analisar seriamente onde estão seus grandes desperdiçadores de tempo (e eliminá-los).
3.     Administrar o tempo é gestão de mudanças: achar que vai conseguir economizar tempo sem antes mudar sua atitude é outro grande mito. A maior parte das pessoas que não administram bem o tempo está “viciada” em alguns comportamentos ou em algumas atividades ineficientes. É preciso muita determinação e muito foco para superar esses vícios e essa dependência (exemplo típico de vício: fazer sempre o que parece urgente antes de fazer o que é importante).
4.     Foco: faça uma lista no final do dia de todas as coisas realmente importantes que tem para fazer no outro dia. Na manhã seguinte, faça pelo menos a primeira coisa ANTES DE TUDO. Não abra nem seus e-mails. Durante o dia, releia a lista e veja o que de mais importante consegue fazer. Ao fim do dia, refaça a lista. E lembre-se de que essa lista é de coisas IMPORTANTES. Logo, deve ser respeitada.
5.     Aprenda a dizer “não”: Se você tem uma lista de coisas a fazer, crie também uma de coisas que precisa PARAR de fazer. O exercício do item 2 pode ajudá-lo nesse sentido.
6.     Cuidado com e-mails: só para reforçar – sua caixa de e-mails, invariavelmente, é uma lista de prioridades e coisas urgentes de OUTRAS PESSOAS. Não suas. Pense nisso sempre que for abrir sua caixa de entrada.
7.     Cuidado com mídias sociais: quer desperdício maior de tempo do que ver quantas pessoas deram um “curtir” na sua última postagem do Facebook? Separe 10 ou 15 minutos por dia para cuidar disso é suficiente, acredite – e lembre-se de que ficar entrando e saindo é VÍCIO (definição excelente de vício: comportamento que dá prazer no curto prazo e destrói no longo prazo).
8.     Use uma agenda: o simples fato de você ter um lugar no qual anotar o que precisa ser feito já é uma excelente forma de começar a se organizar e administrar melhor suas prioridades.
9.     Sempre que puder, delegue: existem tarefas nas quais você é realmente bom e agrega valor. Em outras, claramente está desperdiçando tempos com atividades operacionais/burocráticas que não agregam NADA. Algumas não têm jeito – você terá de fazê-las e pronto. Para essas, crie rotinas que aumentem sua produtividade. Para as outras, delegue sem dó. Muita gente quer centralizar tudo e acaba se afundando na mediocridade por insegurança de delegar. Não seja uma dessas pessoas. Fique com o que é realmente importante e delegue o restante.
10.  Reuniões: Ter sempre uma pauta para toda reunião, começá-la no horário marcado e ter horário para terminar. E a dica mais importante de todas: comece a questionar se uma reunião é realmente necessária (ou se aquele assunto poderia ser resolvido de outra maneira). 

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