sábado, 29 de outubro de 2011

Fazer ou não um "Curso de Vendas".

Antigamente se dizia que "Vendas é dom, está no sangue", Concordo discordando, como toda profissão, nas vendas, existem aqueles profissionais que se destacam pela facilidade em fechar negócios. Conhecimento? Sorte? Feeling? Herança genética?
Hoje em dia sabemos que, como em qualquer profissão, nas vendas podemos construir um profissional, mesmo porque até pessoas que se dizem "maus vendedores" vendem o tempo todo, seja um produto, serviço ou mesmo a propria imágem, o que diferencia um vendedor dos demais chama-se treinamento. A técnica aplicada aliado a conhecimento do produto e do  mercado, faz com que um resultado seja melhor do que outro que trabalha o mesmo produto, com as mesmas condições.
Uma das coisas que mais me surpreende é a forma que os empresários principalmente os microempresários encaram esse assunto, muitos deles para não falar da maioria parecem não levar este assunto tão a sério.
Digo isso porque vejo diariamente as empresas investirem em material de divulgação, propaganda no rádio na televisão, mas essas mesmas empresas que chamam inumeros clientes para seus estabelecimentos se esquecem do principal, preparar sua equipe de vendas para absorver estes clientes com um bom atendimento em vendas.
Do que adianta eu divulgar minha empresa para Deus e o mundo se meus vendedores não sabem absorver ao máximo essa demanda?
Do que adianta investir quase 10% de meu faturamento em marketing se em minha equipe só tenho vendedores despreparados e principalmente viciados a venderem preço.
Será que esses empresários não estão colaborando para que esses profissonais sejam menos profissionais?
Definitivamente, Vendas é o setor mais importante da empresa!
Quando uma empresa é aberta ela se torna um centro gerador de despesas, o único setor que gera receita para uma empresa é o setor de vendas.
Sabemos que cada pessoa tem uma personalidade, um perfil diferente de outras pessoas, isso justifica que atendimento em vendas também não pode ser igual para todos, pois há de agradar a um e aborrecer o outro, por este e outros motivos os vendedores devem saber  identificar os tipos de clientes existentes no mercado e como atendê-los aumentando assim o aproveitamento e fechamento nas vendas de seu negócio.
Diferente do que muitos pensam, um bom atendimento em vendas não se baseia em apenas ser gentil ou educado, nem em ficar puxando o saco do cliente, devemos identificar que tipo de cliente esta em nossa frente para poder abordá-lo dentro daquilo que o satisfaça.
Mas qual o curso de vendas ideal para a sua empresa?
Se você notar verá que a maioria dos cursos falam da mesma coisa:
- Postura do vendedor
- Técnicas de Rapport
- Tecnicas de abordagem e etc
Mas o que um bom curso de vendas as vezes não fala é:
- Temperamento do cliente
- Perfil do cliente
- Estilo de vida do cliente
Eu defendo a estudarmos não apenas as técnicas de vendas mas também o comportamento do cliente, as razões que levam ele a comprar, seu temperamento.
Se entendermos um pouco o que levará aquele cliente a comprar seu produto ou serviço, com certeza não precisaremos ficar vendendo preço como muitos vendedores fazem por ai.
Isso pra mim é preguiça, vender preço é a última coisa que se deve fazer em uma venda.
Faça um bom curso de vendas, um curso de vendas que ajudará você a identificar o cliente e porque ele compraria aquele produto ou serviço.
Não perca tempo com cursos de vendas que apenas ensinam o tradicional, invista em um curso de vendas que lhe dê uma visão maior, uma vísão de como o consumidor enxerga as coisas.

Links Legais

01 – Curso de Vendas Gratuito
02 – Curso de Vendas Pago
03 – Curso de Vendas Gratuito Pelo Sebrae
04 – Revista Sobre Vendas

Um comentário:

  1. ok, concordo em gênero, número e grau, mas que os "maus vendedores" se destacam ,claro, por um determindao tempo, isso é um fato. A preparação nos torna profissionais, e o profissional, não consegue só vender, mas os "maus vendedores", estes conseguem, só vender e ganhar muito dinheiro com isso, e confesso, a conta bancária, faz diferença......

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