segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ANSIEDADE

Explicação Médica

O transtorno de ansiedade generalizada tem como característica principal uma ansiedade persistente (crônica) há pelo menos seis meses, na maioria dos dias.
Veja o que caracteriza o transtorno de ansiedade:
Expectativa e preocupação excessivas e invasivas com questões triviais associadas a três ou mais dos seguintes sintomas:
Grande dificuldade de controlar a preocupação.
Medos sem fundamento.
Expectativa pelo pior.
Sintomas físicos: tensão muscular, somatização.
Perturbações do sono.
Dificuldades de concentração.
Irritabilidade.
Sensação de estar com os nervos à flor da pele.
Inquietação.
Fadiga.
Desempenho escolar e profissional baixos.
Sofrimento ou prejuízo significativo no ambiente social ou profissional.
Tratamento mais comum é o uso de medicamentos controlados com a supervisão de um médico.
Remédios para insônia ou para ansiedade não são brinquedos. Segundo um novo estudo, tomar esses medicamentos pode reduzir a expectativa de vida de uma pessoa.
Os participantes do estudo que afirmaram tomar medicação para insônia e ansiedade pelo menos uma vez no mês tiveram uma taxa de mortalidade durante o período de 12 anos de 15,7%. Em comparação, os entrevistados que não relataram uso de medicação tiveram uma taxa de mortalidade de 10,5%.
Depois de levar em conta outros fatores que podiam afetar as taxas de mortalidade, como o álcool e o tabaco, a saúde física, o nível de atividade física e sintomas de depressão, os pesquisadores observaram que as pílulas para dormir ou para ansiedade aumentaram cerca de 36% o risco de morrer durante o período de 12 anos.
As maiores diferenças na taxa de mortalidade entre os usuários e não-usuários dos medicamentos foram observadas no grupo etário dos 55 a 64 anos e dos 65 a 74 anos.
As novas descobertas são baseadas em pesquisas realizadas com mais de 14.000 canadenses, com idades entre 18 a 102 anos. O estudo começou em 1994.
A cada dois anos, os participantes responderam perguntas sobre sua demografia social, estilo de vida e saúde. Eles também responderam a perguntas sobre o uso de drogas sedativas, nomeadamente tranquilizantes como Valium, ou pílulas para dormir, como Nytol.
Ainda não está clara a relação dos medicamentos com a taxa de mortalidade, mas os pesquisadores acreditam que seja porque soníferos e ansiolíticos afetam o tempo de reação, atenção e coordenação das pessoas, e assim podem contribuir para quedas e outros acidentes.
Explicação Cristã

Somente creia que Deus é detalhista no cuidado conosco
Ser cristão é crer na Palavra de Deus e viver a verdade do evangelho. É seguir a Cristo como ídolo e imitar cada um de seus passos. Não é fácil cumprir tudo isso. Alguns batem no peito e se orgulham ao dizer: eu sou cristão. Mas será que na hora da tribulação, continua firme nessa posição?
Existe uma palavrinha que pode estremecer qualquer seguidor de Cristo, preocupação. A própria palavra diz, pré-ocupar a mente com alguma coisa. Já pensou que isso pode estar impedindo você de escutar o Espírito Santo? Nossa mente deve ser renovada em todo instante na presença do Senhor. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12.2).
Esse tipo de estado físico e emocional não é capaz de mudar a situação que está trazendo aflição, então o melhor que se tem a fazer é deixar de lado esses pensamentos que roubam a sensação de segurança que só o Espírito Santo de Deus contempla aos filhos amados.
Observe o livro de Matheus 6.27: “Qual de vós, por ancioso que esteja, pode acrescentar um côncavo ao curso da sua vida?”.  Se a Palavra de Deus adverte que a preocupação e a ansiedade não levam a lugar nenhum, pode acreditar que isso provém do maligno. Tudo que tira a paz não é fruto do Espírito de Deus.
Nesse sentido, crer verdadeiramente no Evangelho e vivenciá-lo é não deixar que esse tipo de pensamento encontre espaço em sua mente. É contraditório ser cristão e não confiar que tudo vai ser resolvido da melhor maneira. Mesmo que a escolha de Deus seja um não ou um espere. No livro de Hebreus 11.1 temos a frase chave para não cairmos em dúvidas e fraquezas: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.
Portanto, seja forte e quando fizer a oração do Pai Nosso seja verdadeiro quando disser: (…) Seja feita a Tua vontade assim na Terra como no céu. Atribuir a soberania à Ele é melhor que deixar os maus pensamentos te dominar. Fique na santa paz, que só Cristo dá e desfrute da alegria e segurança do Senhor.
Fonte: Lagoinha.com por Renata Giori

Nenhum comentário:

Postar um comentário